Olá empresários e empresárias! Venho aqui hoje lhe mostrar erros que provavelmente você deve estar cometendo aí na sua empresa e que você precisa se atentar. Trago três dos mais comuns por aqui para que você fique atento e não deixe acontecer novamente. Veja quais são:
1) Não monitorar os vencimentos
Quem nunca esqueceu de pagar algum boleto na data não é mesmo?
Renegociação, desgaste com o fornecedor, além de penar em novas compras. E os impostos, juros e multas? Esses são os piores!
Os vencimentos devem ser monitorados à risca. Ainda há gestores que cometem o erro de não agendar o pagamentos das faturas de acordo com os vencimentos e acaba perecendo ao pagar juros.
Se você não monitorar os vencimentos de pagamentos da sua empresa, irá incidir juros e multas e outros tributos. Isso gera despesa desnecessária para empresa e o dinheiro do investimento acaba se reduzindo ao pagar juros.
Solução: Tenha um fluxo de caixa, quite seus boletos antes de vencer e elimine gastos desnecessários. Além disso, poderá ganhar descontos dependendo da situação e negociação. O diálogo com o fornecedor é o melhor caminho, seja em boletos ou em pagamentos à vista.
2) Negligenciar os pequenos custos
Quem aqui já ouviu a expressão0: “É de grão em grão que a galinha enche o papo”?
O ditado é verdadeiro viu?! Isso porque muitas micro e pequenas empresas os gestores não contabilizam os pequenos custos, e isso pode se tornar um montante alto no fim do mês. Gerando prejuízo para a empresa por falta de controle financeiro.
Sabe aquele reembolso que não foi para a contabilidade? Ou aquele lanchinho que você comprou para a reunião com o cliente e que esqueceu de lançar? Pois é… Precisamos lançar cada centavo.
Solução: Controle seus gastos, peça nota de tudo e anote em seu fluxo de caixa, afinal seu orçamento deve conter todos os custos, inclusive os menores. E na rotina do caixa, agregue todas as saídas, mesmo as pequenas. Isso tornará os seus dados mais realistas e evitará surpresas.
3) Negligenciar as contas a receber
Sabe aquela coisa, leve depois a gente se acerta?
Pois é, é comum os gestores colocam o seu foco nas despesas e se esquecem dos valores a receber. Mas receber é tão importante quanto pagar, pode parecer besteira, mas um amigo que ficou de te pagar pode ser o valor que você precisa para completar o valor do aluguel hoje, não é mesmo?
Por isso é necessário saber o montante e a data que vai ser pago, além de documentar os seus recebimentos. Com esse dados, você poderá se planejar melhor, quitar contas, realizar investimentos e muito mais.
Solução: Tenha um sistema que opere junto ao teu emissor de notas fiscais, e controle todos os dados de contas a pagar e receber em tempo real, para que você possa tomar decisões mais assertivas.
Gostou das dicas?
Que tal não errar mais? Se você comete algum desses erros, entre em contato com a Schon. Podemos te ajudar, seja com uma consultoria, seja com uma indicação de software, ou até com nossas soluções personalizadas.
Vem pra Schon!