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O Certificado Digital para PMEs e sua relação com a contabilidade

Olá empresários e empresárias, como vocês estão?

Vamos falar um pouco mais sobre o Certificado Digital e a contabilidade.

Antes, precisamos contextualizar porque temos que ter um certificado digital. É cada vez maior o número de informações sigilosas que circulamos pela internet. Com casos cada vez mais crescentes de ataques cibernéticos no mundo, é essencial que as empresas garantam a segurança dos seus dados através do Certificado Digital.

Aí chega o momento que você me pergunta: Marcia, mas o que é esse tal de Certificado Digital?

E eu te respondo: é um arquivo eletrônico que substitui uma assinatura digital de pessoas físicas ou jurídicas, no fluxo de documentos importantes que necessitam de comprovação de identidade e tem validade jurídica. Ah, importante lembrar: é imprescindível para documentos relacionados a órgãos responsáveis pelas obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas!

Ah, mas será que minha empresa precisa? Se sua empresa emite nota fiscal eletrônica, SIM! Se sua empresa possui regime de Lucro Presumido ou Lucro Real, SIM! Se sua empresa é optante do Simples Nacional e tem menos de 3 funcionários, NÃO!

Hoje, existem dois tipos de certificado digital:

  • e-CPF: substitui o CPF das pessoas físicas no ambiente virtual, servindo inclusive para a entrega de declarações do Imposto de Renda;
  • e-CNPJ: versão eletrônica do CNPJ, que serve para emissão de Nota Fiscal Eletrônica, transmissão de Escrituração Fiscal Digital e obrigações acessórias.

Mas e agora, o que tem a ver meu Certificado Digital com a contabilidade, Marcia?

Simples: a Escrituração Contábil Fiscal é realizada eletronicamente e só pode ser enviada depois de ser assinada digitalmente, com validação feita por meio do certificado digital.

E, novamente, reforço, a emissão da Nota Fiscal eletrônica também exigem a certificação digital.

Quer saber quais são as principais atividades que podem ser autenticadas por certificação digital? Eu te conto:

  • Assinatura e envio de documentos pela internet;
  • Transações bancárias;
  • Envio de declarações da empresa;
  • Assinatura de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-es), Conhecimentos de Transporte Eletrônicos (CT-es) e Manifestações de Destinatário;
  • Login em ambientes virtuais.

E aí, o que achou do Certificado Digital? Ficou alguma dúvida? Me chama! Deixa nos comentários ou me chama nas redes sociais. Vem pra Schon e seja um expert em Certificado Digital.

Até breve!

Excelente dia!