Olá Empresários e Empresárias! Excelente dia para vocês!
Vamos para mais um assunto delicado, porém necessário?
Você sabia que a distribuição de lucros é diferente do pró-labore? Pois é, apesar de estarmos falando de dinheiro da empresa, as realidades são um pouquinho diferentes.
Mas e aí, como fica a remuneração entres os sócios de uma empresa falando nesses dois aspectos?
Agora vou ser portadora daquela resposta nem tão legal assim: Depende!
E você me pergunta: Marcia, mas depende do que?
Cada negócio tem a sua realidade e depende das características do seu negócio a definir qual a melhor opção.
Na prática, o pró-labore é o salário do sócio que atua na empresa ou do administrador não sócio, pago mensalmente, seu valor é definido de acordo com a média que o mercado paga pela atividade que o sócio ou administrador irá executar.
Já a distribuição de lucros ou dividendos é a remuneração do capital, independente da função dentro da empresa. Ou seja, depois ter pago todas as despesas da sua empresa, impostos, pró-labore, o que sobrar é considerado “lucro” pode ser divida entre os sócios e transferida para suas contas de pessoa física, sem a incidência de impostos. Geralmente, a distribuição de lucros é calculada anualmente, no fechamento do balanço e posteriormente distribuída aos sócios, de acordo com a participação deles no capital social ou algum outro acordo entre as partes.
E aí, ficou mais fácil de entender? Tá bom, vamos de dicas, que eu sei que vocês gostam:
Seja qual for a sua maneira de trabalhar, algumas dicas básicas podem te ajudar a evitar riscos financeiros e manter a saúde do seu negócio:
- Analise o número de sócios do seu negócio;
- Quantos deles atuam diretamente no dia a dia da empresa (prestam serviços)?
- Qual é a margem de lucro da empresa?
- Há previsão de distribuição desproporcional no contrato?
- Existe requisitos para remuneração dos sócios previstos em contrato?
E aí, será que essas ações vão te ajudar?
Acho que sim, hein. É sua vez de prevenir problemas e evitar dores de cabeça desnecessárias.
Porque já chega as dores de cabeça diárias, você não precisa de mais essa. Combinado não sai caro e todos ficam felizes.
Ah, Marcia, mas ainda não conseguimos chegar a um consenso e nem nos organizarmos, sempre gera aquela polêmica e tem até pessoas que saem infelizes. Então eu tenho o melhor conselho pra te dar:
Vem pra Schon! Sim, conte com o apoio da Schon para entender a realidade da sua empresa e preservar a saúde financeira do seu negócio!
Que tal uma café?